Niterói recebe a segunda temporada de observação de baleias – Prefeitura Municipal de Niterói

Pelo segundo ano, Niterói inicia a temporada de observação de baleias e golfinhos. Os passeios, que acontecem entre os meses de julho e agosto, partem da costa da cidade até mar aberto atrás de baleias jubarte. As gigantes do mar, famosas pelos saltos e acrobacias, percorrem o litoral brasileiro durante os dias de reprodução. Nesse período, cerca de 20 mil baleias fazem a travessia. Niterói passou a fazer parte da rota turística de observação de baleias em 2024 após a Prefeitura de Niterói realizar, através da Neltur e em parceria com o Instituto O Canal, um estudo de viabilidade técnica e comercial do projeto. Hoje, a cadeia do turismo local reforça as opções de ecoturismo e atrai visitantes nacionais e internacionais.
“Niterói constrói, há anos, uma relação sustentável com o meio ambiente e a Prefeitura promove uma série de ações para promover o Ecoturismo. Não poderíamos deixar de unir a paixão do niteroiense pelo turismo com a vocação natural da cidade para o mar. A observação das baleias cresce no mundo todo e é mais uma oportunidade para o setor turístico local se destacar. A cada ano, o potencial turístico de Niterói aumenta e já registramos o aumento do interesse do empresariado e do público em participar das temporadas na cidade. A observação de baleias é uma experiência única e fico feliz de contribuir para tornar Niterói o cenário perfeito para turistas e visitantes vivenciarem mais esse sonho”, celebra o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
A baleia jubarte é a espécie mais estudada e frequente no turismo de observação no mundo. Suas acrobacias e nadadeiras peitorais – que alcançam 1/3 do comprimento total do corpo – tornam a Jubarte inconfundível. Elas seguem rotas ao longo da costa do Brasil após saírem de locais frios para se reproduzirem ou acasalarem em águas mais quentes.
Durante as expedições, também é comum encontrar espécies de golfinhos. Em Niterói, as mais presentes são: o boto cinza, que tem um comportamento mais costeiro, e o golfinho nariz-de-garrafa, também conhecidos como “flipper”, famosos por serem brincalhões e que costumam preferir águas oceânicas.
Os passeios de observação de vida marinha são um sucesso em todo o litoral e atraem turistas nacionais e internacionais. Atualmente, de acordo com o levantamento “Ecoar”, feito pelo Ministério do Turismo com o Sebrae, o turismo de natureza e o ecoturismo já representam 60% do faturamento do setor. Dentre as atividades mais oferecidas pelo modelo de negócio do Ecoturismo/Turismo de Natureza estão as caminhadas, trilhas, observação de vida silvestre, cicloturismo e montanhismo. Percebendo a oportunidade de receber iniciativas desse nicho, a Prefeitura de Niterói investiu, ao longo de 2022 e 2023, num estudo de viabilidade técnica e comercial do Turismo de Observação Natural da Vida Marinha em parceria com o Projeto Amigos da Jubarte. Essa é mais uma das ações de fomento ao turismo da cidade aliado a propostas de políticas públicas que promovem a conservação da fauna e do ambiente marinho.
“Desde 2022, temos realizado um esforço conjunto para viabilizar os passeios de observação de vida marinha em Niterói. O apoio dos pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte, que contribuíram com estudos, e a cadeia produtiva do turismo como um todo, que é muito engajada nas capacitações e é muito interessada em se aprimorar de forma ordenada e cumprindo toda a legislação que regula esse tipo de atividade, deram condições, estimularam e atraíram as empresas que hoje ofertam os passeios. Estamos incluídos nas rotas de peregrinação das baleias jubarte e percebemos que essa é uma oportunidade ainda pouco explorada de estimular a cadeia turística da cidade e ao mesmo tempo gerar mais preservação a esses animais à medida que a educação ambiental atrelada aos passeios possa ser multiplicada na sociedade. A gente costuma brincar que ninguém que tem essa experiência tão incrível sai do barco da mesma forma que entrou. A cada ano, o potencial turístico de Niterói cresce e já registramos o aumento do interesse do empresariado e do público em participar das temporadas na cidade. Vamos seguir investindo com responsabilidade para fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade”, reforçou o presidente da Neltur, André Bento.
Para a realização do estudo, foram realizadas expedições marítimas com biólogos em diferentes períodos do ano e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) utilizou como base para o desenvolvimento da parceria dados de pesquisas que envolvem todo o processo e ciclo de vida da jubarte, estudos científicos, observações, estatísticas e cases de projetos semelhantes implantados com sucesso em locais na costa do Espírito Santo, além de países como África do Sul e Canadá.
Hoje, a Prefeitura continua apoiando o desenvolvimento do setor através de capacitações, feitas em parceria com o Instituto O Canal, a Capitania dos Portos e o Sebrae, para todos os profissionais e proprietários de embarcações interessados em oferecer os passeios, com o objetivo de trocar experiências e, sobretudo, promover orientações e ensinamentos técnicos.
Os tours acontecem até agosto, desde que haja condições favoráveis para a navegação. Cada saída dura cerca de 6 horas. O passeio é pago e realizado por operadoras de turismo, assegurando o cumprimento das normas de avistagem regulamentadas pelo Ibama, que tem como objetivo garantir o bem-estar das baleias e dos turistas. Os passeios de barco partem da costa e vão até mar aberto para visualizar as baleias enquanto elas realizam sua peregrinação anual. Cada barco só pode se aproximar cerca de 100 metros dos animais, com permanência de 30 minutos com cada grupo e, caso haja um filhote, esse tempo é reduzido para 13 minutos.
Os cruzeiros percorrem uma distância de 70 milhas náuticas por dia, varrendo uma área que inclui o litoral de Niterói, as ilhas costeiras (Ilhas Pai, Mãe e Menina, Ilha Rasa e Ilha Redonda) e o mar aberto em um limite de até 20 milhas de distância da costa.
Atualmente, duas empresas oferecem o passeio em Niterói: Planeta Terra Azul Turismo e Rio Water Fun. Os preços variam em cerca de R$ 400. Apesar de ambas circularem pela mesma região, elas partem de pontos distintos e exploram distâncias diferentes. Em geral, as agências fornecem alimentação durante o trajeto. O agendamento do passeio deve acontecer através dos sites e canais oficiais das empresas.
Links para reserva:
Planeta Terra Azul – site: https://www.planetaterraazul.com.br/ | instagram: https://www.instagram.com/planetaterraazul?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=Z2V3bWtmNG53MWtj
Rio Water Fun – site: https://lp.riowaterfun.com.br/avistamento-de-baleias?utm_source=Link+da+Bio+do+RD+Station&utm_medium=social&utm_campaign=CTA+no+Link+da+Bio | instagram: https://www.instagram.com/riowaterfun_oficial?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=anNyeGM1YjQ2YjNq
Crédito fotográfico: Luciana Carneiro